Hora de Cozinhar -Cozinha Libanesa

OLÁ PESSOAL ,HOJE EU ME DEDIQUEI Á PREPARAR UMA PÁGINA ESPECIAL SOBRE A MARAVILHOSA CULINÁRIA LIBANESA ,QUE EU AMO DE PAIXÃO ,É UMA DELICIA ,ESPERO QUE GOSTEM ,AOS POUCOS IREI ACRESCENTANDO MAIS RECEITAS E CURIOSIDADES ,ESSAS RECEITAS NÃO SÃO DE MINHA AUTORIA EU BUSQUEI NA NET E MONTEI PRA VOCÊS ,ESCOLHI AS MELHORES COMO EU ENTENDO BEM DO ASSUNTO,POIS JÁ MOREI NO LÍBANO POR QUASE DOIS ANOS E APRENDI MUITO , QUALQUER DÚVIDA PODEM PERGUNTAR QUE EU ESCLAREÇO PRA VOCÊS. APROVEITEM

culinĂĄria libanesa Ă© um conjunto de pratos e costumes culinĂĄrios dos habitantes do LĂ­bano. Esta cozinha Ă© extraordinariamente diversa e possui especialidades prĂłprias e adaptadas dos diferentes paĂ­ses ao seu redor. Com alimentos frescos e saborosos, os libaneses adaptaram o melhor da cozinha turca e da ĂĄrabe, adereçando-lhe com um ar da francesa.
A cozinha tradicional do LĂ­bano combina a abundĂąncia de frutas e verduras frescas. A base dos pratos Ă©, somente, o emprego de cereais e legumes, podendo-se repetir em muitos pratos os mesmos ingredientes, mas com distintas formas de preparação. Se empregam iogurtesqueijospepinosberingelaservilhasnozestomates e sĂ©samo em todas as suas formas: semente, em pasta ou em azeite.
Emprega-se tambĂ©m azeites vegetais, entre eles o azeite de oliva para fritar alguns alimentos, sendo freqĂŒentemente o emprego de manteigas (smen)











No mundo Árabe, servir comida em abundĂąncia, significa traços de generosidade. Assim, a fartura e a variedade de comida em uma mesa libanesa, alĂ©m de fazer parte de seu cotidiano, servem tambĂ©m para homenagear, e mostrar o afeto do anfitriĂŁo ao seu convidado. Geralmente nestas ocasiĂ”es o anfitriĂŁo prepara um banquete, que espera ser inesquecĂ­vel, e faz de conta que nada preparou de especial. Por sua vez, os convidados devem comer alĂ©m do seu habitual, para demonstrar sua satisfação com a generosidade e hospitalidade do anfitriĂŁo. 

Esse hĂĄbito libanĂȘs ao receber visitas, Ă© o pretexto ideal para o tradicional “mezze”, que vem da expressĂŁo ĂĄrabe “alloumaza”, e que significa "aquilo que Ă© degustado, saboreado delicadamente, com a ponta dos lĂĄbios". O mezze Ă© uma instituição nacional. Nasceu no LĂ­bano, na cidade de Zahle, no inĂ­cio do sĂ©culo: lĂĄ se instalaram bares e restaurantes, onde fregueses se reuniam com amigos, para beber e degustar pequenas e variadas porçÔes de “tira-gosto”. Logo, o mezze se espalhou pelo MediterrĂąneo. Para acompanhĂĄ-lo, ĂĄrak (bebida alcoĂłlica tradicional com sabor de anis) misturado Ă  ĂĄgua gelada. 

O mezze é composto de vårias porçÔes de conservas e iguarias, servidas em pratinhos pequenos, muitas vezes sem talheres, jå que o pão årabe tradicional, achatado e redondo, sempre presente nas refeiçÔes, faz as funçÔes de garfo e colher. Uma refeição no Líbano em geral, inclui alguns mezzes e saladas, seguidos por pratos quentes, acompanhados por arroz e frutos secos, e termina com frutas frescas e doces generosos, em caldas perfumadas.

Abobrinha Recheada com arroz e carne moĂ­da

Mehchi Kouça
Ingredientes

2 kg de abobrinhas pequenas e finas
1/2 kg de carne moĂ­da
1/2 copo de arroz
1 colher de sopa de manteiga
Sal
6 tomates vermelhos descascados
Temperos

Modo de fazer

Lavar as abobrinhas e tirar o miolo com cuidado. Rechear com a mistura de carne moída, o arroz, a manteiga, o sal e os temperos. Não rechear muito para o arroz cozinhar. Arrumar em uma panela sobre uma camada de rodelas de tomate. Colocar ågua até cobri-las. Colocar sal, temperos, tomate em rodelas e 1 colher de sopa de manteiga e deixar cozinhar em fogo baixo. Para acompanhar, servir com coalhada ou salada de coalhada com pepino.


Coalhada com Pepino 
Wi Khyar Laban
Ingredientes

1 litro de coalhada lĂ­quida
5 pepinos em rodelas
2 dentes de alho
1/2 colher de café de hortelã seca ou verde cortada bem fininha
Sal
1/2 copo de ĂĄgua

Modo de fazer

Mexer bem a coalhada, peneirar, misturar com a ĂĄgua, colocar as rodelas de pepino, o alho amassado com o sal e a hortelĂŁ. Mexer tudo e servir frio. Obs. Ă“tima salada para acompanhar charutinhos de folha de uva ou de repolho.


Charuto de Folha de Uva 
Mehehi Warak Arich

Ingredientes

1/2 kg de folhas de uva
300 g de carne moĂ­da
1/2 copo de arroz
20 dentes de alho inteiros
2 colheres de sopa de manteiga
1/2 kg de contrafilé em tirinhas (opcional) .
Sal
Temperos
Suco de 1 limĂŁo
2 dentes de alho amassados

Modo de fazer

Colocar as folhas de uva na ågua quente por 5 minutos para amolecer. Tirar da ågua e deixar escorrer. Rechear, então, com a carne moída, o arroz, uma colher de manteiga, o sal e os temperos. Numa panela, colocar as tirinhas de contrafilé jå temperadas,ou ao invés da carne pode colocar rodelas de tomates ou cebolas ou os dois também. Colocar os charutinhos, um junto ao outro e, entre cada camada de charutos, colocar uns 5 dentes de alho inteiros ou mais (a gosto). Por fim, colocar ågua até cobrir os charutos, colocar manteiga, e cobrir com um prato para segurå-los. Deixar cozinhar em fogo baixo. Finalmente, colocar o suco de limão com os 2 alhos amassados, enfeitar com rodelas de limão, e servir com coalhada ou salada de coalhada com pepino.


Charuto de Repolho
Mehchi Warak Malfouf
Ingredientes

1 repolho grande
1/2 kg de carne moĂ­da
20 dentes de alho inteiros
1/2 copo de arroz
Manteiga
Sal
Temperos
Suco de 2 limÔes
1/2 colher de sopa de hortelĂŁ seca*
3 dentes de alho amassados

Modo de fazer

Colocar o repolho inteiro na ĂĄgua quente ou folha por folha com o sal para amolecerem. Tirar da ĂĄgua e deixar escorrer. Cortar a parte dura de cada folha e rechear com a carne, o arroz, 1 colher de manteiga, o sal e os temperos. No fundo de uma panela, colocar algumas folhas inteiras de repolho e colocar os charutos juntinhos. Sobre cada camada de charutos, colocar uns 8 dentes de alho. Cobrir os charutos com ĂĄgua, colocar 1 colher de manteiga e sal, e deixar cozinhar. Por fim, colocar o suco de limĂŁo misturado com o alho amassado e a hortelĂŁ seca. Deixar cozinhar em fogo baixo. Servir com coalhada ou salada de coalhada com pepino.

Arroz com MacarrĂŁo Cabelinho de Anjo
Roz Bichaayrié

Ingredientes

2 copos de arroz
4 copos de ĂĄgua
1/2 colher de café de sal
1/2 xĂ­cara de chĂĄ

macarrĂŁo cabelo de anjo, quebrado o ninho)
1 colher de sopa, bem cheia, de manteiga

Modo de fazer

Colocar a manteiga para derreter, quebrar a aletria com a mão, acrescentar na manteiga e mexer até que fique bem dourada. Colocar o arroz, mexer, adicionar a ågua, o sal e deixar cozinhar em fogo baixo.

Arroz com Frango Desfiado 
Roz a Djej
Ingredientes

2 colheres de sopa de manteiga
2 cebolas cortadas finas
1/2 kg de carne moĂ­da ou miĂșdos de frango cortados finos
Sal
Temperos
1 colher cheia de café de pinole também conhecido como pinhão e em årabe como snoubar .
Snoubar

Modo de fazer

Colocar 2 copos de arroz, na panela jĂĄ com o alho e a cebola refogados na manteiga ou azeite, mexer e colocar 4 copos do caldo de frango e deixar cozinhar em fogo baixo. Servir com frango desfiado, e para enfeitar, refogue na manteiga:
1 colher de café de snubar
1 colher de cafĂ© de amĂȘndoas
1 colher de café de nozes ( opcional), até dourar, e jogar por cima dos pedaços de frango e do arroz. Servir quente. Acompanha salada de alface ou salada mista ou salada de repolho.


Pasta de Berinjela com Tahine
Baba Ghannouj
Ingredientes

2 kg de berinjelas grandes e redondas
4 colheres de sopa de tahine
Suco de 3 limÔes
4 dentes de alho amassados
Sal
Salsa picadinha (opcional)
GrĂŁos de romĂŁ (opcional)

Modo de fazer

Assar as berinjelas no fogo, com as cascas, virando de vez em quando. Descascar, lavar, passar na peneira e bater com uma colher de pau para amassar. Colocar o tahine, o alho, o sal e o suco de limĂŁo, mexendo para misturar tudo. Enfeitar com salsinha picadinha e os grĂŁos de romĂŁ.

Coalhada LĂ­quida
Laban
Ingredientes

2 litros de leite
1 xícara de café de iogurte natural

Modo de fazer

Ferver o leite e deixar esfriar até ficar morno. Num pirex de borda alta, colocar o iogurte natural, mexer e colocar o leite. Mexer um pouco, tampar e cobrir com uma toalha deixando-o num canto separado para que ninguém toque nele durante 8 horas. Após as 8 horas, colocar na geladeira durante 2 horas antes de ser consumido. Obs: Guardar sempre meio copo desta coalhada para servir de coalho da próxima vez.


Coalhada Seca 
Labné

Ingredientes

Preparar uma receita de Laban (Coalhada líquida). Quando a coalhada estiver pronta, e jå tiver passado pelo menos 2 horas na geladeira, misturå-la com 1 colher de café de sal e jogå-la em um saco de pano para escorrer durante 10 a 15 horas. Após esse tempo, tirar do saco e colocar na geladeira. Obs.: Na hora de servir, colocar azeite e, se quiser, um pouco de zaatar.
Adicionar legenda








Esfiha Folhada
Lahm Baajin
Ingredientes
Massa

1 kg de farinha de trigo
2 tabletes de fermento Fleischman
1 copo de ĂĄgua ou quanto precisar
1 colher de sopa de azeite
Sal
400 g de manteiga

Recheio

1 kg de carne moĂ­da
3 cebolas cortadas finas
2 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de café de pinho (snoubar)
Sal
Pimenta-do-reino
6 tomates vermelhos pelados e picados
Algumas folhas de salsinha picadinha

Modo de fazer

Trabalhar a farinha com o azeite. Diluir o fermento na ĂĄgua e no sal, misturar com a manteiga, juntar Ă  massa e deixar descansar. Abrir a massa com o rolo e cortar usando uma xĂ­cara de chĂĄ. Misturar os ingredientes do recheio e rechear as rodelas de massa. NĂŁo Ă© necessĂĄrio fechĂĄ-las. Assar em forno quente. Servir acompanhado de coalhada lĂ­quida.

Esfiha Fechada
Lahm Baajin
Ingredientes
Massa

1 kg de farinha de trigo
2 tabletes de fermento Fleischman
2 ovos inteiros
Leite
2 colheres de sopa de açĂșcar
1 colher de sopa de sal
2 colheres de sopa de manteiga
2 ou 3 colheres de sopa de azeite

Recheio

(a rechear cru)
1 kg de carne moĂ­da
2 tomates pelados e picados
1 cebola cortada fininha
Algumas folhas de salsa picadinha
Sal
Temperos

Modo de fazer

Trabalhar a massa misturando a farinha com o fermento diluĂ­do com um pouco de ĂĄgua. Colocar os ovos, o açĂșcar, sal, manteiga e leite morno. Deixar a massa descansar atĂ© crescer. Abrir a massa, e fazer rodelas com um copo virado. Rechear estas rodelas com o recheio cru: carne, tomates, salsa, cebolas, sal e temperos. Pode fechar as rodelas fazendo um triĂąngulo e pode deixar aberto se quiser. Deixar descansar de novo, uns 30 minutos e assar no forno jĂĄ aquecido.

GrĂŁo -de -Bico ao limĂŁo e azeite
Balila

Ingredientes

1/2 kg de grĂŁo-de-bico
2 litros de ĂĄgua
1 copo de ĂĄgua onde cozinhar os grĂŁos-de-bico
Suco de 1 limĂŁo
1 cebola cortada fina
1/2 copo de azeite de oliva
3 dentes de alho amassados
Sal
Salsinha picadinha

Modo de fazer

Colocar os grãos-de-bico, na véspera, de molho na ågua com uma pequena colher de bicarbonato ou sal. No dia seguinte, cozinhå-los. Quando estiverem bem cozidos, guardar um copo desta ågua. Deixar esfriar para temperar com o limão, a cebola, o alho e o azeite. Enfeitar com a salsinha picadinha. Servir quente ou frio ( å gosto). Obs.: Os grãos-de-bico devem ficar inteiros.


GrĂŁo -de - Bico com Coalhada e PĂŁo 
Fatet Homos

Ingredientes

2 copos de grĂŁo-de-bico
2 litros de ĂĄgua
1 1/2 litro de coalhada
4 pĂŁes libaneses
4 ou 6 dentes de alho
2 colheres de sopa de manteiga
1/2 colher de sopa de hortelĂŁ seca
Sal
1/2 xícara de café de snoubar

Modo de fazer

Cozinhar os grãos-de-bico na ågua com um pouco de sal. Num pirex, colocar os pedaços de pães libaneses em quadradinhos molhados na ågua dos grãos-de-bico, os grãos-de-bico inteiros, e cobrir com a coalhada misturada com alho amassado, sal e hortelã seca. Colocar por cima a manteiga derretida com os pinhos dourados nesta manteiga.


Homus
Adicionar legenda
Ingredientes

1/2 kg de grĂŁo-de-bico
2 litros de ĂĄgua
4 colheres de sopa de gergelim (tahine*)
Suco de 5 limÔes
6 dentes de alho amassados no sal

Modo de fazer

Na véspera, colocar os grãos-de-bico de molho na ågua com uma pequena colher de bicarbonato ou sal. No dia seguinte, cozinhå-los. Depois, tirar a ågua e colocå-los no liquidificador para moer. Guarda-se 1/2 copo desses grãos-de-bico inteiros, descascados, para enfeitar a travessa depois. Misturar a massa de grão-de-bico com tahine, mexer bem e colocar o alho, o sal, o suco de limão, e mexer. Para enfeitar, colocar os grãos-de-bico inteiros e salpicar de salsinha picadinha.


Kafta Crua 
Kafta Naié
Ingredientes

1 kg de patinho moĂ­do
2 maços de salsa picadinha
1 maço de hortelã picadinha
2 cebolas cortadas finas
Sal
Temperos
Pimenta SĂ­ria

Modo de fazer

Misturar tudo e passar na mĂĄquina de moer carne. Passar 1 ou 2 vezes. Servir bem gelado numa travessa enfeitada com cebola cortada fina.


Kafta na Bandeja 
Kafta Bissanié
Ingredientes

Preparar uma receita de Kafta crua.

Modo de fazer

Depois de trabalhar a kafta colocĂĄ-la numa assadeira grande. A kafta deve ter uma espessura de 1 cm e nĂŁo mais. Colocar por cima umas rodelas de batatas jĂĄ cozidas e umas rodelas de tomates bem vermelhos e sem pele. Colocar sal, temperos, 2 a 3 colheres de massa de tomate misturada com 1 1/2 copo de ĂĄgua, colocar a assadeira no forno e deixar cozinhar por meia hora. Servir com salada verde. Lembrando que vocĂȘ tambĂ©m pode fazer kafta no espeto frita ou assada com a mesma receita da kafta crua.
Kafta no Espeto









Arroz com Lentilha e Cebolas Gratinadas
Mjaddara
Ingredientes

1/2 kg de lentilhas
1 xícara de café de arroz
2 litros de ĂĄgua
2 cebolas picadas
1/2 copo de azeite de oliva
Sal
Temperos

Modo de fazer

Catar e lavar as lentilhas. Cozinhar com um pouco de sal (se precisar, colocar mais ĂĄgua), para que as lentilhas cozinhem bem. Colocar entĂŁo o arroz, mexendo de vez em quando, Numa frigideira, refogar a cebola no azeite atĂ© dourar. Colocar na panela que estĂĄ com as lentilhas,nĂŁo precisa misturar,pode deixar por cima mesmo .Servir quente ou frio. 
Uma delicia . 


PĂŁo LĂ­banĂȘs
Khobz Lebnani
Ingredientes:

1 kg de farinha de trigo
1 copo de leite morno
2 tabletes de fermento Fleischman
1 copo de ĂĄgua morna
1 colher de sopa de sal
1/2 copo de açĂșcar
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de Ăłleo

Modo de fazer

Misturar o fermento, o açĂșcar, o Ăłleo, a manteiga, o leite morno e deixar fermentar. Colocar a farinha, a ĂĄgua e amassar a massa atĂ© ficar bem lisa - deixar descansar atĂ© crescer de volume. Fazer umas bolinhas do tamanho de uma bola de tĂȘnis cada, abrir com o rolo e deixar descansar de novo uns 10 minutos. Colocar numa bandeja untada de Ăłleo para assar. 12 a 15 pĂŁes.


Esfiha de Espinafre 
Ftaiyer Besbénikh
Ingredientes
Massa

1 kg de farinha de trigo
2 tabletes de fermento Fleischman
2 colheres de sopa de azeite
Sal
2 copos de ĂĄgua
Recheio
5 molhos de espinafre
3 cebolas médias cortadas finas
Sal
Temperos
Suco de 2 limÔes
2 colheres de sopa de pinho (snoubar*)
3 colheres de sopa de azeite

Modo de fazer

Trabalhar a farinha de trigo com o azeite. Diluir o fermento na ĂĄgua e no sal. Colocar na massa e deixar descansar. Preparar o recheio, cortando o espinafre bem picado. Amassar com as mĂŁos, juntamente com o sal, os temperos, e as cebolas. Por fim, colocar o azeite, o suco de limĂŁo e os pinhos. Trabalhar a massa e abri-la com o rolo. Fazer rodelas com um copo, rechear e fechar a massa, dando a forma de um triĂąngulo. Assar no forno quente. Servir com rodelas de limĂŁo.


Peixe com Molho de Taratur
Samak Bittajin
Ingredientes

1 peixe grande (namorado, badejo)
1/2 kg de farinha de trigo
4 cebolas cortadas em rodelas
1/2 copo de Ăłleo de fritura
Suco de 5 limÔes
Sal
Temperos

Modo de fazer

Lavar o peixe, temperar e colocar numa bandeja untada de óleo, levando-o ao forno. Fritar as rodelas de cebolas no óleo quente até dourar. Preparar um molho de Taratur (ver receita) e misturar com as cebolas douradas. Quando o peixe estiver pronto, tirar do fogo e colocar numa travessa refratåria. Cobri-lo com o molho de Taratur e as cebolas.Servir inteiro e bem quente.
Molho de Taratur 

INGREDIENTES

  • 3 colheres (sopa) de tahine
  • Suco de 2 limĂ”es
  • 4 dentes de alho
  • Sal
  • Água o quanto baste
  • Modo de Preparo
  • Esprema o alho e junte ao tahine
  • Adicione um pouco de ĂĄgua e misture 
  • Adicione o limĂŁo e o sal
  • E verifique a espessura desejada .

Tabule com Queijo Chancliche
Ingredientes
200 g de trigo para quibe
ĂĄgua
1/2 cebola roxa picada
1 pepino grande cortado em cubos pequenos (eu retiro a parte do centro, onde ficam as sementes)
2 tomates cortado em cubos pequenos
3 colheres sopa de salsinha e cebolinha picados grosseiramente
4 colheres sopa de hortelĂŁ cortada em tirinhas
4 colheres sopa de azeite
suco de 1 limĂŁo siciliano (vocĂȘ pode usar o tahiti)
sal
pimenta do reino
tabasco (ou outro molho de pimenta, se vocĂȘ gostar)
80 g de queijo chancliche

Hidrate o trigo (coloque em um bowl com ĂĄgua suficiente para cobri-lo, durante 30 minutos), e retire o excesso de ĂĄgua, espremendo-o com as mĂŁos.
Junte a cebola, o pepino e o tomate. Tempere com sal e pimenta do reino Ă  gosto. Acrescente entĂŁo a salsa, cebolinha, hortelĂŁ, o suco de limĂŁo e o azeite. Misture bem e prove o tempero. Por Ășltimo acrescente algumas gotas do tabasco (caso nĂŁo goste de pimenta Ă© sĂł nĂŁo usar).
Coloque a salada em uma travessa e sirva com o queijo chancliche esfarelado por cima.
Chancliche

Rendimento: 5 porçÔes (bem servidas).



HĂĄ Chancliches ,com zattar e com pimentas .





Enrolados de Pão Árabe ,boas ervas e ricota

Ingredientes: 
pĂŁo pita/pĂŁo sĂ­rio, rap 10, ou aquele que preferir, neste formato - lembrando que se o disco for dos grandes, deve ser cortado em quatro 
1 ricota 
sache de caldo de legumes 0% calorias, a gosto 
salsinha e cebolinha, e/ou manjericĂŁo a gosto - observe a quantidade na imagem que contĂ©m as ervas e a ricota, prontas pra serem misturadas 
1 ou 2 dentes de alho amassados 
1 ou 2 ovos - depende do tamanho do ovo

preparando: 
amasse a ricota, e misture com as ervas picadas, com o alho amassado, e com o caldo de legumes. 
junte os ovos, misture bem. 
em cada disco do pĂŁo coloque uma quantidade da mistura de ricota, dobre as extremidades e feche nas laterais, formando um charuto/tubo. reserve. 
numa frigideira antiaderente coloque dois charutos/tubos por vez. se quiser, unte a frigideira com azeite. deixe dourar os dois lados. aperte delicadamente, para que o charuto/tubo fique achatadinho ... cuidado pra nĂŁo estourar. 

Salada de Fatuch

Ingredientes:
3 pepinos
3 tomates
½ maço de hortelĂŁ
3 cebolas verdes
1 pĂŁo sĂ­rio frito ou assado
½ copo americano de azeite de oliva
1 pitada de sal
½ colher de chĂĄ de alho amassados
¼ copo americano de suco de limĂŁo
2 colheres de sopa de Sumac (tempero encontrado em lojas ĂĄrabes)

Modo de Preparo:



Corte o tomate e o pepino em cubos médios, acrescente a hortelã sem picar, as cebolas picadas (parte branca e verde) e reserve. Após fritar ou assar o pão até ficar dourado e crocante quebre em pedaços.
Molho:
Misture o sal, o azeite, o alho, o sumah e o limĂŁo e jogue por cima da salada. Sirva e decore com o pĂŁo.

Sumac:
Sumah ou Sumac (pronuncia: SOO-mak) Ă© um tempero produzido do fruto de um arbusto que cresce em todo o Oriente MĂ©dio e o MediterrĂąneo. Seus frutos e sementes variam de cor entre vermelho tijolo e pĂșrpura escuro, quase preto, dependendo de onde o arbusto Ă© cultivado.

Os frutos são colhidos pouco antes de amadurecerem e são deixados para secar ao sol. Depois são normalmente triturados e vendidos em pó. O tempero adiciona um sabor acido (azedo), mas muito especial, diferente do que pode ser obtido com o limão ou o melaço de Romã.

ComentĂĄrios